top of page
  • Foto do escritorAdmin

Mensagem de Final de Ano da SBTox

Prezados Associados da Sociedade Brasileira de Toxicologia,

É com grande satisfação que nos dirigimos a vocês para compartilhar as principais ações realizadas pela diretoria ao longo do ano de 2023. Estamos comprometidos em promover avanços significativos na área de toxicologia, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas e práticas que impactam diretamente nossa sociedade.

Durante o ano, realizamos diversas reuniões estratégicas junto a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (ABRACIT) e Ministério da Saúde, visando contribuir de maneira ativa para a construção da Política Nacional de Antídotos. Acreditamos que a participação ativa nesse processo é crucial para garantir diretrizes sólidas e eficazes na prevenção e tratamento de intoxicações.

Além disso, conquistamos uma vaga no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), fortalecendo nossa presença e influência na formulação de políticas relacionadas ao uso e controle de substâncias químicas no país. Também obtivemos uma posição na Câmara Técnica de Registro de Medicamentos (CATEME) da ANVISA, permitindo-nos colaborar diretamente na avaliação e regulamentação de medicamentos.

Ao longo do ano, promovemos reuniões construtivas com todas as diretorias da ANVISA, visando estreitar laços e promover uma comunicação eficiente para alcançarmos nossos objetivos comuns.

Adicionalmente, solidificamos nossa parceria junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) e iniciamos reuniões com outros conselhos que também apresentam profissionais dedicados à toxicologia.

Com entusiasmo, em 2023 relançamos o título de Toxicologista (TTox), reconhecendo e valorizando os profissionais dedicados ao estudo da toxicologia. A criação desse título é um marco para a toxicologia brasileira e reflete nosso compromisso em reconhecer e incentivar a excelência nessa área. Ainda neste ano tivemos as primeiras candidaturas e o primeiro título aprovado.

Importante ressaltar também a importante ação do CJTox junto às ligas acadêmicas de Toxicologia, contribuindo com a difusão da toxicologia junto aos estudantes de graduação.

Neste momento festivo, desejamos a todos os associados Boas Festas. Que o próximo ano seja repleto de conquistas e realizações para cada um de vocês, e que possamos continuar trabalhando juntos em prol do avanço da toxicologia no Brasil.

Atenciosamente,

Diretoria SBTox

(2022-2024)

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page