LIGAS ACADÊMICAS DE TOXICOLOGIA

  • AS LIGAS
 
As ligas acadêmicas constituem organizações estudantis que promovem e executam ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, as quais são de grande importância para a divulgação científica e acessibilidade à informação de temas relacionados à Toxicologia. Essas entidades possuem um papel imprescindível na interlocução do meio acadêmico com a sociedade civil, sendo responsáveis pela disseminação de conteúdos que podem influenciar na promoção da saúde, na qualidade de vida e na conscientização da população sobre a saúde humana e ambiental. Tais ações podem ainda proporcionar diagnósticos epidemiológicos e sociais, bem como modificar políticas públicas que regem diferentes cenários nos quais a Toxicologia é determinante.
  • O OBJETIVO
O objetivo do programa é criar um canal de aproximação, integração e troca de experiências entre a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) e seu Comitê de Jovens Toxicologistas (CJTOX) e Ligas Acadêmicas universitárias voltadas para a área de Toxicologia de todo o país.
  • CRITÉRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO OU RECREDENCIAMENTO DA LIGA ACADÊMICA JUNTO À SBTOX*
Para solicitação, análise e aprovação do credenciamento ou recredenciamento da Liga Acadêmica junto à SBTox, é necessário que a Liga Acadêmica:
  • Apresente programa de atuação na área de Toxicologia (de forma geral ou em subáreas específicas) ou em outras áreas correlatas à Toxicologia;
  • Seja vinculada à instituição de nível superior;
  • Tenha estrutura administrativa bem-estabelecida, contando com coordenação/supervisão de docentes vinculados à instituição de nível superior;
  • Tenha, pelo menos, um(a) coordenador(a)/supervisor(a) que seja membro, em situação regularizada, da SBTox*;
  • Preencha e submeta o formulário de credenciamento, assinado por um(a) coordenador(a), no momento da solicitação;
  • Concorde e atue de acordo com o Código de Ética das Ligas Acadêmicas credenciadas à SBTox, e submeta uma cópia assinada por um(a) coordenador(a), no momento da solicitação;
  • Esteja ciente de que, se aprovado, o credenciamento tem duração de 2 (dois) anos a partir da aprovação e que caberá à Liga solicitar novo credenciamento após esse período, reenviando uma nova solicitação;
  • Colabore com a SBTox e o CJTOX na divulgação de eventos e atividades realizados pela Sociedade através das redes sociais e outros meios de comunicação da Liga.
Para solicitar o credenciamento ou recredenciamento, um dos responsáveis pela Liga deve preencher o formulário de credenciamento e o Código de Ética, disponíveis no site da SBTox, e enviar uma cópia assinada para o e-mail cjtoxsbtox@gmail.com, com o assunto “Solicitação de credenciamento de Liga Acadêmica”. A solicitação será analisada pela Diretoria e, após a decisão, o CJTOX entrará em contato com a Liga para comunicar sobre a aprovação ou reprovação da solicitação. É necessário ainda o envio do logotipo da Liga em alta resolução (em formato JPEG, TIFF ou similar) juntamente com a documentação supracitada para fins de divulgação no site e nas mídias sociais da SBTox.
*As Ligas Acadêmicas, cujo credenciamento foi aprovado ou submetido para análise antes de 04 de junho de 2021 e ainda não se enquadrem nestes critérios, não serão afetadas por essa resolução em seu primeiro credenciamento; após encerrado o prazo do primeiro credenciamento, as Ligas deverão obrigatoriamente atender a todos os critérios descritos acima caso tenham interesse no recredenciamento.
Realize o download do formulário de filiação de ligas acadêmicas clicando aqui.
Realize o download do Código de Ética das ligas acadêmicas filiadas à SBTox clicando aqui.
  • LIGAS FILIADAS À SBTOX