EVENTOS AGENDADOS

Toxicologia em Debate.jpeg
  • TOXICOLOGIA EM DEBATE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Toxicologia é considerada uma ciência dinâmica e multidisciplinar em constante inovação. Assim, a SBTox tem direcionado o entusiasmo e disposição para oferecer um programa de debates atendendo a uma demanda altamente relevante e atual. Estamos preparando um calendário de mesas redondas on-line que irá proporcionar um debate saudável e com contribuições em diversas frentes da Toxicologia. Neste sentido, temáticas referentes à utilização de cigarros eletrônicos, toxicologia do benzeno, cannabis medicinal e análise de drogas em cabelo foram os temas escolhidos para serem abordados ainda no ano de 2022. 

 

Com esse programa de debates espera-se promover a difusão, discussão e atualização dos conhecimentos relacionados à Toxicologia, abordando assuntos contemporâneos nas suas diferentes áreas de conhecimento.

O Toxicologia em debate é um evento on-line gratuito transmitido pelo canal do YouTube da SBTox (https://www.youtube.com/channel/UCB8D5ERlndfRkmvToOXwB7w/featured). O evento é realizado como mesa-redonda, com duração de 1 hora e 30 minutos, com até 3 palestrantes convidados. 
PROGRAMAÇÃO
21 de setembro de 2022 - 17h
Dispositivos eletrônicos para fumar
Dra. Sandra Helena Poliselli Farsky 
Dra. Silvia de Oliveira Santos Cazenave
Dra. Renata Azevedo 
Moderador do debate: Dr. Tiago Franco de Oliveira
05 de outubro de 2022 - 17h
Risco de exposição ao Benzeno
Dra. Isarita Martins 
Dr. Carlos Eduardo Ferreira Domingues
Dra. Ana Claudia Lopes de Moraes
Moderador do debate: Dr. Marcus da Matta
  • II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ANÁLISES TOXICOLÓGICAS (SIBRAT) e  II SIMPÓSIO GAÚCHO DE TOXICOLOGIA E SAÚDE AMBIENTAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O evento conjunto II Simpósio Brasileiro de Análises Toxicológicas e II Simpósio Gaúcho de Toxicologia e Saúde Ambiental organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nos dias 24 e 25 de outubro de 2022, no formato totalmente on-line, tem como objetivo promover a difusão, discussão e atualização dos conhecimentos relacionados à Toxicologia, abordando assuntos contemporâneos nas suas diferentes áreas de conhecimento. Nesta edição, o evento terá como foco a temática “Desafios em Toxicologia Ambiental”, tema que se encontra em alta relevância atualmente.
As preocupações ambientais têm se tornado tema principal de muitas pesquisas científicas e, atualmente, encontram-se no centro de inúmeras discussões tanto em âmbito nacional quanto internacional. Inúmeros trabalhos têm enfatizado os efeitos tóxicos de contaminantes presentes em matrizes como solos, águas e ar atmosférico. Além disso, uma série de metodologias analíticas tem sido propostas com o intuito de determinar qualitativa e quantitativamente diversos contaminantes ambientais, nas mais variadas matrizes.
Neste sentido, torna-se imprescindível ter espaços para discussões relacionados a esta temática tendo em vista que o bem-estar humano é diretamente influenciado pelo ambiente e muitas doenças podem ser iniciadas, promovidas, sustentadas ou estimuladas por fatores ambientais. Por esta razão a interação das populações com o ambiente é um componente importante da saúde pública.
Esta edição pretende primar pela presença de pesquisadores renomados, favorecendo aos participantes o contato com as mais recentes tendências referentes à Toxicologia Ambiental como um todo.

Para mais informações sobre o evento, inscrições e submissão de trabalhos, acesse o site do evento clicando aqui.

II SIBRAT.jpeg