top of page
  • Foto do escritorAdmin

Nota de Pesar - Falecimento do Prof. Dr. Luiz Querino de Araujo Caldas




É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Toxicologia lamenta o falecimento do Prof. Dr. Luiz Querino de Araujo Caldas, ocorrido nesta segunda-feira, 11 de setembro de 2023. Sua partida representa uma perda inestimável para a comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e colaborar ao seu lado.


O Prof. Luiz Querino ocupava a posição de Professor Titular de Toxicologia Clínica na Faculdade de Medicina da UFF e trazia consigo uma vasta experiência na área de Farmacologia e Toxicologia Clínica. Seu percurso acadêmico inclui um Doutorado em Farmacologia e Toxicologia pela Universidade de Bradford, um Pós-Doutorado na Universidade de Harvard, um Mestrado em Farmacologia e Terapêutica Experimental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e um bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Além de sua destacada carreira acadêmica, o Prof. Luiz Querino desempenhou papéis fundamentais como Professor Visitante na Universidade de Harvard e como Médico especializado em Alergia e Imunologia, bem como em Medicina do Trabalho. Na Sociedade Brasileira de Toxicologia, ele contribuiu como Vice-Presidente durante o Biênio 1990-1991 e foi o presidente do VII Congresso Brasileiro de Toxicologia realizado na cidade de Niterói, RJ, em 1991. Em 1989, foi honrado com o Prêmio Lessa Bastos pela Sociedade Brasileira de Toxicologia. Além disso, o Prof. Luiz Querino foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica em 2001 e posteriormente atuou como Membro da Diretoria da instituição no período de 2001 a 2003.


O legado do Prof. Luiz Querino continuará a inspirar gerações futuras na busca pelo conhecimento e pelo aprimoramento da saúde e da ciência. A Sociedade Brasileira de Toxicologia se solidariza com a dor dos familiares e amigos, prestando nossas mais sinceras condolências neste momento de tristeza e perda irreparável.



Fonte: Currículo Lattes



269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mensagem de Final de Ano da SBTox

Prezados Associados da Sociedade Brasileira de Toxicologia, É com grande satisfação que nos dirigimos a vocês para compartilhar as principais ações realizadas pela diretoria ao longo do ano de 2023. E

bottom of page