Fundada em agosto de 1972, a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX) foi instituída como uma sociedade científica com o intuito de congregar docentes, profissionais, empresas e organizações interessadas no desenvolvimento da Toxicologia no Brasil. Assim, a SBTOX dedica-se ao desenvolvimento continuo de conhecimento técnico-científico para o aprimoramento e garantia da saúde humana, assim como, para a segurança de todos os organismos vivos e da proteção do seu ambiente.
 
A sociedade tem participação ativa em conjunto com outras organizações internacionais sendo filiada à International Union of Toxicology (IUTOX), associação que congrega as principais Sociedades de Toxicologia de todo o mundo. Além disto, participa como Organização Irmã da Hispanic Organization of Toxicologists, grupo especial da Society of Toxicology dos USA.
 
Ao longo dessa ininterrupta jornada, a SBTox também vem promovendo atividades científicas de alto nível. Bons exemplos desse empenho são a organização do Congresso Brasileiro de Toxicologia (CBTox), e a edição da revista internacional Applied Research In Toxicology (ISSN: 2359-4721; antiga Revista Brasileira de Toxicologia, 1982 – 2012). O resultado desse trabalho é reconhecido na formação de diferentes gerações de toxicologistas que se consolidam como especialistas de referência.