top of page
  • Foto do escritorAdmin

Relatório CBTOX-TIAFT 2019


Em nome da Sociedade Brasileira de Toxicologia, temos o prazer de realizar um breve relato das atividades desenvolvidas no XXI Congresso Brasileiro de Toxicologia e XV Encontro Regional Latino-Americano TIAFT realizados no final de outubro de 2019, na cidade de Águas de Lindóia – SP.


A Toxicologia é definida como a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos vivos e avalia a probabilidade da sua ocorrência. Tem como objetivos prioritários a prevenção de intoxicações e a avaliação de risco quando indivíduos são expostos a agentes nocivos. Além destes, o diagnóstico e o tratamento de intoxicações são também objetos de estudo desta área. Atualmente é uma das áreas das ciências da saúde que mais cresce no mundo, devido ao aumento vertiginoso do número e/ou quantidade de poluentes introduzidos ou disseminados no ambiente por meio de fontes antropogênicas. Entretanto, esta é ainda um campo de pesquisas onde o continente sul-americano contribui de forma incipiente. Assim, eventos científicos nesta área são extremamente importantes e necessários, principalmente em países em desenvolvimento, para disseminar conhecimentos, bem como para promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas nacionalidades. Esta edição do CBTOX, juntamente com o TIAFT, primou pela presença de pesquisadores de renome nacional e internacional, favorecendo a inserção do Brasil no cenário mundial, além de propiciar aos participantes o contato com pesquisadores de ponta. Assim, contamos com a participação de palestrantes da Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Romênia, Suíça e Uruguai. Representatividade foi a palavra chave do congresso.



Desta forma, o CBTOX-TIAFT promoveu espaços para trocas, discussões e construções na comunidade, de maneira a aumentar a sinergia na busca de soluções efetivamente interdisciplinares para os complexos problemas que emergem na sociedade atual. A programação do CBTOX-TIAFT contou com palestras, simpósios, cursos, workshops, reuniões, com a participação da academia, indústria e agências regulatórias. Assim, foram realizados 5 cursos pré-congresso e 36 atividades oferecendo a oportunidade de amplo aprimoramento profissional abordando temas como: Modelos alternativos ao uso de animais, Novos métodos de avaliação in vitro, Genotoxicidade, Imunotoxicologia, Mecanismos de toxicidade, Nanotoxicologia, Segurança ambiental, Segurança alimentar, Avaliação de risco, Toxicologia ocupacional, Toxicologia analítica, Toxicologia clínica e laboratorial, Drogas e direção, e Toxicologia Forense.


O fato de o CBTOX ter alcançado sua vigésima primeira edição, não deixa dúvidas quanto à excelente reputação e seriedade de sua organização, bem como a diversidade e abrangência de atividades propostas, atualidade dos temas que foram abordados e rigor do processo de seleção dos trabalhos. Este ano, tivemos 507 trabalhos submetidos, com 498 trabalhos aceitos. Destes, 33 foram apresentados em sessões orais e 465 foram apresentados nas sessões de e-poster.


Os trabalhos podem ser acessados através do link:

AbstractBook_CBTOX
.pdf
Download PDF • 4.36MB



Adicionalmente, como parte de nosso programa social, ficamos satisfeitos com o sucesso das festas de Halloween e do Rock, que proporcionaram momentos descontraídos a todos os participantes. Para que o projeto fosse executado em sua totalidade, recursos das agências de fomento públicas (CAPES, FAPESP e CNPq) foram imprescindíveis, assim como o patrocínio de diversas empresas. O nosso agradecimento a todos que contribuíram para a realização deste evento.


Estamos ansiosos para nos encontramos novamente em 2021. Nos vemos em Balneário Camboriú – SC, no próximo CBTOX!



Veja todas as Fotos do CBTOX-TIAFT 2019.

Créditos: Fotografo Fabiano Freitas


Para ver as Fotos da Abertura, Clique Aqui!

Para ver as Fotos da Coquetel, Clique Aqui!

Para ver as Fotos da Festa de Halloween, Clique Aqui!

Para ver as Fotos da Festa de Rock, Clique Aqui!

588 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mensagem de Final de Ano da SBTox

Prezados Associados da Sociedade Brasileira de Toxicologia, É com grande satisfação que nos dirigimos a vocês para compartilhar as principais ações realizadas pela diretoria ao longo do ano de 2023. E

bottom of page