top of page

LIVROS DE TOXICOLOGIA

FUNDAMENTOS DE TOXICOLOGIA

4a edição, 2014, 685 pags. Resenha Por: Prof. Dr. Mauricio Yonamine e Prof. Dr. Daniel Junqueira Dorta

Dia 28 de março de 2014 ocorreu o lançamento oficial do livro “FUNDAMENTOS DE TOXICOLOGIA, 4ª edição”, dos editores SEIZI OGA, MÁRCIA MARIA DE ALMEIDA CAMARGO E JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA BATISTUZZO. O livro, que nas edições anteriores já era considerado como obra de referência consagrada na área de Toxicologia, foi otimizado e ampliado, com a inclusão de novos capítulos e autores especialistas de todo Brasil. A obra conta agora com 90 autores, tornando a obra ainda mais completa. Além da atualização dos capítulos, novos temas foram incorporados nessa nova edição, incluindo “Contaminantes emergentes de água”, “Toxicologia In Vitro - Métodos alternativos ao uso de animais”, “Imunotoxicologia”, etc. Comparada com a terceira edição, mais 12 capítulos foram acrescidos. O livro é, sem dúvida alguma, excelente fonte de informação não somente para estudantes, devido ao seu caráter didático, mas também para pesquisadores e profissionais, pois traz a experiência de diversos especialistas nas diferentes áreas da Toxicologia.

TOXICOLOGIA NA PRÁTICA CLÍNICA

2a edição, 2013, 665 pags. Adebal de Andrade Filho, Délio Campolina e Mariana Borges Dias

Em 2001 Toxicologia na Prática Clínica preencheu uma importante lacuna na literatura médica brasileira. Seu sucesso imediato fez com que se esgotassem rapidamente tanto a primeira edição bem como suas duas reimpressões. Em sua segunda edição Toxicologia na Prática Clínica apresenta aumento considerável do número de capítulos, fluxogramas e fotografias coloridas, facilitando a identificação não só de animais peçonhentos, plantas e agentes toxicantes como também das manifestações clínicas por eles causadas. A obra é referência em Toxicologia Clínica para estudantes e profissionais da área da saúde além de oferecer ao médico assistente, à beira do leito, um texto objetivo e prático que irá ajudá-lo a tomar decisões rápidas na condução de pacientes com suspeita de intoxicação aguda ou vítima de acidente com animal peçonhento. A participação de colaboradores com formações e experiências diversas e complementares enriqueceu o conteúdo e permitiu uma visão ampla do tema.

TOXICOLOGIA IN SILICO: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES

1a edição, 2013, 155 pags.

É o primeiro livro em língua portuguesa sobre o assunto, publicado pelo prof. Carlos E. Matos. A Toxicologia In Silico representa um avanço da Toxicologia Preditiva e consiste na aplicação de tecnologias computacionais para identificação do potencial de toxicidade, a partir das características físico-químicas e estruturais das substâncias químicas, visando a racionalização da experimentação animal, a custo-efetividade em triagens, a melhoria a compreensão dos mecanismos de ação tóxica e a construção de evidências de toxicidade junto aos modelos biológicos tradicionais e alternativos. Diversos modelos in silico são úteis para avaliação de novas moléculas, princípios ativos, contaminantes ambientais, produtos de biotransformação, produtos de degradação e impurezas em diversos contextos. A aplicação de modelos in silico tem sido realizada e proposta em diversos países e diferentes contextos. No Canadá, foram utilizados modelos in silico para a avaliação e categorização do inventário local testes no programa nacional de segurança química.

ANOMALIAS CONGÊNITAS: ESTUDOS EXPERIMENTAIS

1a edição, 2008, 102 pags.

No Brasil e em outros países, poucos grupos de investigadores trabalham com Teratologia Experimental. Embora muitos demonstrem interesse em se especializar nessa área não existe nenhum material sobre as técnicas empregadas. Isso se deve ao fato de que a oferta de treinamentos, cursos, literatura, etc, nessa área, é muito escassa. Diante dessa dificuldade, três laboratórios brasileiros se uniram para trocar experiências e discutir as técnicas existentes sobre os estudos teratogênicos. Então, as técnicas foram uniformizadas e foi redigido o presente livro. Os pesquisadores desses laboratórios se fundamentaram em técnicas padronizadas em laboratórios da Itália, Alemanha e dos Estados Unidos. Nesta obra, são apresentadas técnicas básicas utilizadas para estudo do desenvolvimento anormal, ilustrando, também, algumas das diversas alterações do desenvolvimento. O Livro foi elaborado para ser utilizado na rotina diária de um laboratório onde as técnicas de teratologia serão empregadas, por isso contém muitas ilustrações e o texto foi escrito de forma detalhada, descrevendo as técnicas passo a passo.

TOXICOLOGIA ANALÍTICA

1a edição, 2008, 352 pags.

A Toxicologia por sua abrangência é uma ciência que apresenta características multidisciplinar e multiprofissional, com isto escrever o livro abordando a “Toxicologia Analítica” envolveu, de forma muito pertinente, os diferentes aspectos desta área. Nos dias atuais a toxicologia ocupa um papel de grande destaque, pois visa tanto a proteção do ser humano quanto do meio ambiente, quando estabelece diversos parâmetros que resguardam a ambos.O domínio da toxicologia analítica permite obter as informações de maneira fidedigna, dando condições de intervenção quer na reversão, como na prevenção de quadros toxicológicos.As autoras, Professoras Regina Lucia de Moraes Moreau e Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, assumiram o desafio da organização do livro “Toxicologia-Analítica”, pois a experiência, que acumularam nos anos de militância na Área da Toxicologia, lhes permitiu atingir o grande objetivo de selecionar e, também, reunir especialistas de grande competência, da área, para concretização da edição deste livro.As quatro unidades do livro: Fundamentos das análises toxicológicas; Principais finalidades das análises toxicológicas; Preparo das amostras e Métodos de análises, dão a orientação necessária que contemplam os princípios básicos da análise toxicológica.Considero a Toxicologia, e todos os avanços dentro desta área, como sendo de fundamental importância, e assim é grande minha satisfação poder prefaciar este livro. Pois, enquanto na minha gestão na Direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, procurei abrir nesta instituição um espaço adicional à Toxicologia, em vista da certeza de que dela dependemos para preservação da nossa espécie e do nosso planeta.Devo destacar ainda que essa minha satisfação foi redobrada devido a homenagem das autoras a minha admirável Profa. Ester de Camargo Fonseca Moraes que sempre me representou o exemplo de profissional que, através da sua dedicação, em implementar a Toxicologia, permitiu projetar esta área e contribuir para o destaque da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e a Universidade de São Paulo.Quero salientar também que a publicação deste livro faz parte de uma programação que tem sido estimulada pelo Sr. Ramilson Almeida, pessoa que tem realizado um incansável trabalho, visando a publicação de uma série de livros voltada para formação acadêmica em diferentes profissões.Finalizando, considero que o livro “Toxicologia Analítica” apresentando os principais aspectos dos pilares da Toxicologia, é, portanto, uma publicação que deve estar presente em todos os setores que necessitam da análise toxicológica. Meus parabéns às autoras Profas. Regina Lúcia e Maria Elisa, pois atingiram plenamente o objetivo de disponibilizar, aos mais diferentes setores, informações e orientações para adequação da aplicação da análise toxicológica a serviço da Sociedade.

CLARKE´S ANALYTICAL FORENSIC TOXICOLOGY

2008. Resenha por: Prof. Dr. José Luiz da Costa

Este livro, lançado no final do mês de julho de 2008, é baseada no volume 1 de uma das mais importantes obras da toxicologia analítica, o Clarke’s Analysis of Drugs an Poisons (terceira edição). Com relação a obra de 2003, neste novo livro os capítulos foram revisados, novas ilustrações e esquemas foram acrescentados, além da adição de novos capítulos. O livro é escrito por renomados especialistas internacionais, e apresenta capítulos que tratam sobre farmacocinética e biotransformação de xenobióticos (como foco especial em drogas de abuso), drogas de abuso no ambiente de trabalho e no esporte, matrizes biológicas para análises toxicológicas, toxicologia clínica e postmortem, álcool, drogas e direção, drug-facilitated sexual assault, além de abordar técnicas analíticas como imunoensaios, testes colorimétricos, cromatografia em camada delgada, cromatografia gasosa, cromatografia líquida, eletroforese capilar, espectrometria de massas, espectroscopia Raman, ultravioleta, infravermelho, além de um capítulo sobre controle e garantia de qualidade em toxicologia forense/analítica.

HANDBOOK OF DRUG MONITORING METHODS - THERAPEUTICS AND DRUGS OF ABUSE

2008. Resenha por: Prof. Dr. Ernani Pinto Jr

O livro “Handbook of Drug Monitoring Methods: Therapeutics and Drugs of Abuse” de DASGUPTA, A. é um apanhado geral de técnicas analíticas utilizadas no dia-a-dia em laboratórios que realizam o monitoramento de medicamentos e drogas de abuso.O Handbook também descreve métodos para a determinação de álcool dando relevância a teoria, mecanismos e discussões aprofundadas em cada um dos tópicos abordados pelo livro. Esse volume é muito adequado para pesquisas rápidas necessárias em laboratórios clínicos e fornece aos analistas acesso a fontes potenciais de resultados falso-positivos ou falso-negativos em operações diárias de um laboratório de toxicologia analítica. O material apresentado também pode ser utilizado como referência por diferentes profissionais como tecnólogos, supervisores, diretores de laboratório, químicos, farmacêuticos, toxicólogos, e patologistas para encontrar possíveis interferentes e quais testes devem ser solicitados e realizados para solucionar um problema. Os capítulos são divididos de acordo com as técnicas analíticas e bioanalíticas, possíveis problemas e interferentes, diferentes matrizes, e dicas para a determinação de algumas classes de medicamentos, drogas de abuso, álcool e metais. A divisão adotada permite leitura fluente e rápida, com ênfase nas dificuldades de cada método, mostrando possíveis soluções para problemas comuns em laboratórios de análises toxicológicas.

POSTMORTEM TOXICOLOGY OF ABUSED DRUGS

2008. Resenha por: Prof. Dr. Mauricio Yonamine

O livro “Postmortem Toxicology of Abused Drugs” (2008), editado por STEVEN B. KARCH, aborda o papel da Toxicologia na investigação de casos de suicídio, homicídio, morte ‘natural’, acidental e overdose, onde drogas lícitas ou ilícitas poderiam estar envolvidas. É composto de seis capítulos: “Introduction to postmortem toxicology”; “Specimen selection, collection, preservation, and security”; “Common methods in postmortem toxicology”; “Strategies for postmortem toxicology investigation”; “Quality assurance in postmortem toxicology” e “Interpretation of postmortem drug levels”. Neles são abordados importantes temas como cadeia de custódia, coleta de sangue, urina e seleção de espécimes postmortem, a utilização de métodos analíticos (cromatografia, espectroscopia, etc) e estratégias de análise, além da garantia da qualidade de resultados. O livro também aborda a apropriada interpretação dos níveis de fármacos e/ou seus produtos de biotransformação encontrados nesses espécimes, baseada em conhecimentos de farmacocinética, farmacogenética, redistribuição postmortem e outras considerações como sinergismo e estabilidade dos fármacos/drogas. Há também um glossário com os principais termos utilizados em Toxicologia Forense, abreviações comuns e referências de métodos analíticos.

CASARETT & DOULLS TOXICOLOGY - THE BASIC SCIENCE OF POISONS

7a edição, 2008. Resenha por: Dra. Carolina Dizioli Rodrigues de Oliveira e Prof. Dr. Mauricio Yonamine

O livro “TOXICOLOGIA APLICADA À MEDICINA VETERINÁRIA” dos autores HELENICE DE SOUZA SPINOSA, SILVANA LIMA GÓRNIAK E JOÃO PALERMO NETO vem preencher uma lacuna importante na área da Toxicologia que é a Toxicologia Veterinária. Além da exposição a plantas e bactérias, o risco de intoxicação de animais aumenta em escala proporcional ao surgimento de novas variedades de praguicidas e medicamentos. E desta forma, o estudo da Toxicologia, área multidisciplinar de conhecimento, é de extrema importância para a Medicina Veterinária. É um livro bastante didático, com texto claro, bem organizado e atual. Os autores contaram com o suporte de mais de 30 especialistas para a elaboração dos 31 capítulos, divididos em seis seções: “Introdução à toxicologia veterinária”, “Toxicologia clínica”, “Toxicologia dos praguicidas”, “Toxicologia das plantas”, “Toxinas e outros agentes tóxicos na alimentação animal” e “Outros tópicos de interesse em toxicologia veterinária”. O livro contempla em 941 páginas, informações fundamentais sobre os principais agentes responsáveis por quadros de intoxicações em animais de produção e companhia e, sem dúvida alguma, será livro de referência para estudantes e profissionais interessados na área de Toxicologia Veterinária.

TRENDS IN SAMPLE PREPARATION

2007. Resenha por: Prof. Titular Maria Elisa P. B. Siqueira

O editor do livro é professor do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Unicamp, e conta com 27 colaboradores, do Brasil e do exterior. O preparo de amostras é uma etapa importante em procedimentos analíticos, entre eles, as análises toxicológicas. O livro fornece uma visão geral dos últimos desenvolvimentos em técnicas de preparo de amostras para analitos orgânicos e inorgânicos. As diversas técnicas são apresentadas em oito capítulos: 1) Micro sampling for solid and slurries analytical methods; 2) Microwave-assisted procedures for sample preparation: recent developments; 3)Trends in sample preparation using combustion techniques; 4) Sample preparation of atmospheric aerosols for elemental analysis and fractionation studies; 5) Extraction and pre-concentration techniques for chromatographic analysis; 6) Strategies in sample preparation for applications in analytical electrochemistry; 7) In-line sample preparation in flow analysis; 8) The role of vanguard-rearguard strategies in sample preparation in routine analytical laboratories; 9) Strategies for sample preparation focusing on biomolecules determination/characterization.

FUNDAMENTAL OF ANALYTICAL TOXICOLOGY

2007. Resenha por: Profa. Dra. Regina Lúcia de Moraes Moreau

 FLANAGAN, R.J.; TAYLOR, A.; WATSON, I.D.; WHELPTON, R. Uma excelente obra escrita por uma equipe de consagrados especialistas do Reino Unido, liderada pelo eminente toxicologista clínico Dr. Robert Flanagan, autor de diversas publicações no âmbito da toxicologia analítica. O toxicologista analítico necessita realizar análises de uma grande variedade de agentes químicos que podem ser tóxicos ao homem, aos animais e ao macroambiente, utilizando os mais diversos tipos de espécimes, biológicas ou não. Esta obra fornece os conceitos fundamentais deste tema e informações práticas de análises de fármacos em amostras biológicas, particularmente relacionadas às aplicações clínica e forense. Composto de 17 capítulos, inicialmente é abordado os princípios gerais da Toxicologia Analítica, seguido de aspectos relacionados à coleta, transporte e conservação de amostras, como também, as principais técnicas de preparo. Técnicas analíticas – ensaios de coloração, espectrofotometria, cromatografia (em camada delgada, gasosa e líquida de alta eficiência), eletroforese capilar, espectrometria de massas e imunoensaios são descritas de forma bastante aprofundada. Há um capítulo dedicado à análise de metais tóxicos e elementos em baixas concentrações. Também são detalhados aspectos gerais da validação de métodos e procedimentos laboratoriais. Os últimos capítulos apresentam uma revisão sobre a absorção, distribuição e metabolismo de xenobióticos, conceitos fundamentais de farmacocinética e aspectos gerais da interpretação clínica de resultados analíticos. Além do mais, os apêndices desse livro são disponíveis online e podem ser acessados pelo website www.wiley.com/go/flanagantoxicology. Esta obra é uma excelente referência para estudantes, pesquisadores e profissionais da área, particularmente para aqueles que atuam nos Centros de Controle de Intoxicações (CCI’s) e Institutos Médico-Legais (IML’s).

PRINCIPLES AND METHODS OF TOXICOLOGY

5a edição, 2007.

Extensivamente revisado e atualizado com quatro novos capítulos e com glossário expandido, essa quinta edição do livro “Principles and Methods of Toxicology” do Prof. A. Wallace Hayes fornece ampla cobertura da Toxicologia em formato acessível. Novos tópicos incluem "toxicopanomics", "plant and animal poisons", "information resources" e "non-animal testing alternatives". O livro começa com uma revisão da História da Toxicologia e segue por uma explicação de princípios básicos de ação de agentes tóxicos, órgãos-alvo e testes de avaliação toxicológica, incluindo protocolos requeridos por agências regulatórias mundiais. O autor examina cada método ou procedimento quanto à técnica e à interpretação de dados e discute possíveis problemas associados a eles. A adição de novos autores permitiu também uma ampla abordagem de vários aspectos da Toxicologia. O Prof. A. Wallace Hayes é secretário-geral da International Union of Toxicology (IUTOX) e Professor da Harvard School of Public Health e recentemente esteve no Brasil participando do Latin América Risk Assessment Workshop em Águas de São Pedro, evento promovido pela SBTOx que ocorreu de 05 a 13 de abril de 2008.

PRINCIPLES OF TOXICOLOGY

2a edição, 2006. Resenha por: Profa. Dra. Regina Lúcia de Moraes Moreau

Organizado por dois autores com larga experiência no ensino e pesquisa da Toxicologia (KAREN E. STINE e THOMAS M. BROWN), a segunda edição deste livro abrange o amplo campo desta ciência multidisciplinar em três níveis: molecular e celular; fisiológico; ambiental e ecológico. Composto por 17 capítulos, com linguagem clara e objetiva, aborda temas relativos aos princípios gerais da Toxicologia, como toxicocinética, biotransformação, carcinogênese, teratogênese e avaliação de risco; assim como tópicos relacionados à toxicologia sistêmica como toxicologia respiratória, cardiovascular, hepática, renal, reprodutiva, neurotoxicologia e imunotoxicologia. Aborda também áreas que estão atualmente se desenvolvendo, como o papel da genômica na toxicologia, além das aplicações na área de farmacologia, investigação forense e ambiental. Além do mais, inclui um apêndice composto de uma lista de toxicantes selecionados, com estrutura química e categoria de uso, facilitando o encontro de uma informação específica, rápida e fácil. Em formato amigável e elegante, esta obra facilita o ensino e aprendizado deste tema desafiador, sendo especialmente direcionado para pesquisadores e estudantes das áreas de Ciências Farmacêuticas.

Please reload

bottom of page