LIGAS ACADÊMICAS DE TOXICOLOGIA

As ligas acadêmicas constituem organizações estudantis que promovem e executam ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, as quais são de grande importância para a divulgação científica e acessibilidade à informação de temas relacionados à Toxicologia. Essas entidades possuem um papel imprescindível na interlocução do meio acadêmico com a sociedade civil, sendo responsáveis pela disseminação de conteúdos que podem influenciar na promoção da saúde, na qualidade de vida e na conscientização da população sobre a saúde humana e ambiental. Tais ações podem ainda proporcionar diagnósticos epidemiológicos e sociais, bem como modificar políticas públicas que regem diferentes cenários nos quais a Toxicologia é determinante.

O objetivo do programa é criar um canal de aproximação, integração e troca de experiências entre a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) e seu Comitê de Jovens Toxicologistas (CJTOX) e Ligas Acadêmicas universitárias voltadas para a área de Toxicologia de todo o país.

Critérios para solicitação de credenciamento ou recredenciamento da Liga Acadêmica junto à SBTox*
Para solicitação, análise e aprovação do credenciamento ou recredenciamento da Liga Acadêmica junto à SBTox, é necessário que a Liga Acadêmica:
1. Apresente programa de atuação na área de Toxicologia (de forma geral ou em subáreas específicas) ou em outras áreas correlatas à Toxicologia;
2. 
Seja vinculada à instituição de nível superior;
3. Possua estrutura administrativa bem-estabelecida, contando com coordenação/supervisão de docentes vinculados à instituição de nível superior;
4. Possua, pelo menos, um(a) coordenador(a)/supervisor(a) que seja membro, em situação regularizada, da SBTox*;
5. Preencha e submeta o formulário de credenciamento, assinado por um(a) coordenador(a), no momento da solicitação;
6. Concorde e atue de acordo com o Código de Ética das Ligas Acadêmicas credenciadas à SBTox, e submeta uma cópia assinada por um(a) coordenador(a), no momento da solicitação;
7. Esteja ciente de que, se aprovado, o credenciamento tem duração de 2 (dois) anos a partir da aprovação e que caberá à Liga solicitar novo credenciamento após esse período, reenviando uma nova solicitação;
8. Colabore com a SBTox e o CJTOX na divulgação de eventos e atividades realizados pela Sociedade através das redes sociais e outros meios de comunicação da Liga.

Para solicitar o credenciamento ou recredenciamento, um dos responsáveis pela Liga deve preencher o formulário de credenciamento e o Código de Ética, disponíveis no site da SBTox, e enviar uma cópia assinada para o e-mail cjtoxsbtox@gmail.com, com o assunto “Solicitação de credenciamento de Liga Acadêmica”. A solicitação será analisada pela Diretoria e, após a decisão, o CJTOX entrará em contato com a Liga para comunicar sobre a aprovação ou reprovação da solicitação. É necessário ainda o envio do logotipo da Liga em alta resolução (em formato JPEG, TIFF ou similar) juntamente com a documentação supracitada para fins de divulgação no site e nas mídias sociais da SBTox.

*As Ligas Acadêmicas, cujo credenciamento foi aprovado ou submetido para análise antes de 04 de junho de 2021 e ainda não se enquadrem nestes critérios, não serão afetadas por essa resolução em seu primeiro credenciamento; após encerrado o prazo do primeiro credenciamento, as Ligas deverão obrigatoriamente atender a todos os critérios descritos acima caso tenham interesse no recredenciamento.

Baixe o formulário de filiação de ligas acadêmicas clicando aqui.
Baixe o Código de Ética das ligas acadêmicas filiadas à SBTox clicando aqui.

LIGAS FILIADAS À SBTOX

Liga Acadêmica de Toxicologia UNICAMP (LAcTox)










Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Orientador/Coordenador: Prof. Dr. José Luiz da Costa
Presidente: Leonardo Costalonga Rodrigues
Diretoria: Júlia Martinelli Magalhães Kahl
                 Kauê de Oliveira Chinaglia
                 João Victor Alves Brossi
                 Letícia Cristina Moreira Carvalho

A LAcTox foi criada em 2021, por acadêmicos do curso de Farmácia e alunos de Iniciação Científica do Laboratório de Toxicologia Analítica da UNICAMP, sob orientação do Prof. Dr. José Luiz da Costa. A LAcTox visa contribuir com a formação dos acadêmicos dos cursos da área da saúde e de outras áreas relacionadas, principalmente no que diz respeito à Toxicologia. Dentre os objetivos, destaca-se a realização de ações correlacionadas ao tema da Liga, por meio de palestras, grupos de estudos, seminários, workshops, projetos de extensão e projetos com a comunidade, a fim de incentivar o estudo da Toxicologia, levando a ciência para o maior número de pessoas, dentro e fora da Universidade. A LAcTox está constantemente promovendo a divulgação científica em suas páginas sociais, bem como realizando outras ações como aulas, processos seletivos para disciplinas e rodas de conversa sobre Ligas Acadêmicas.

Contato:
E-mail: lactox.unicamp@gmail.com
Instagram: @lactox.unicamp
Facebook: /LAcTox












Instituição: Universidade Federal de Goiás (UFG)
Orientador/Coordenador: Me. Artur Christian Garcia da Silva
Presidente: Ana Paula Carneiro Lessa
Diretoria: Amanda Alves Ferreira
              Thaynara Alves Aguiar
              Nayra Cristina    de Melo Amorim
              André Henrique Araújo de Carvalho
              Rayssa Farias Ribeiro
              Rodrigo Carneiro Teodoro
              Bruna Ribeiro Miranda    

A Liga Acadêmica de Toxicologia (LATox) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 20 de outubro de 2016 por acadêmicos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, sendo a primeira dessa unidade acadêmica. Sua missão se ancora em três objetivos primordiais que englobam ensino, pesquisa e extensão. Em seu âmbito de atuação, a liga trabalhou com diferentes áreas da toxicologia, incluindo Ambiental, Forense e a chamada Toxicologia do Século XXI. Dentre os principais projetos da LATox UFG estão incluídas ações relacionadas à conscientização sobre o descarte correto de medicamentos, recolhimento de insumos farmacêuticos sem utilização, além de diversos projetos de extensão e palestras. Na atual gestão, a liga tem direcionado suas ações para a divulgação científica, atuando também acerca das aplicações da Toxicologia nas áreas de desenvolvimento de produtos farmacêuticos, métodos inovadores para avaliação de toxicidade e de temas atuais em destaque.

Contato:
E-mail: latoxufg@gmail.com
Instagram: @latoxufg














Instituição: Universidade Católica de Santos
Orientadora/Coordenadora: Profª Me. Paula Carpes Victório
Presidente: Alisson da Silva Rodrigues dos Santos
Diretoria: Ana Maria Boaventura de Oliveira
                 Dayane Felix de Almeida
                 Gabriela Rodrigues da Costa
                 Victoria Sanches Coelho

Fundada em setembro de 2020, a Liga Acadêmica de Toxicologia Clínica da Universidade Católica de Santos é dirigida por acadêmicos do curso de farmácia desta instituição de ensino, que buscam estimular e promover projetos que possam contribuir para o desenvolvimento técnico científico de futuros profissionais farmacêuticos. Atua principalmente no seguimento clínico da toxicologia, mas expande as atividades aos demais pilares desta ciência para contemplar a tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A liga investe assiduamente em produção de conteúdo de aprendizagem científica, nas plataformas digitais, à comunidade universitária e à população. Está associada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Toxicologia da Universidade Católica de Santos.    
   
Contato: 
E-mail: latoxunisantos@gmail.com
Instagram: @latoxunisantos













Instituição: Universidade    do Vale do Itajaí    
Orientador/Coordenador: Prof. Dr. José Roberto Santin
Presidente: Fernanda Capitanio Goldoni    
Diretoria: Ana Caroline Dallasta
                 Flávia Dufloth Chiaradia    
                 Lígia Borba Simões    
                 Mainara Tesser

A liga Acadêmica de Toxicologia LATOX foi fundada com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos interessados na área de Toxicologia, englobando várias pequenas áreas da mesma, onde um dos principais focos é trazer inovação e conhecimento sobre os Métodos Alternativos ao uso de Animais. Até o momento, foram realizados o I e II Workshop de Atualização em Toxicologia Clínica e Experimental, trazendo oficinas experimentais, além das palestras com ênfase nos Métodos Alternativos. Demos início à página no Instagram, na qual abordamos diversos assuntos de interesse público e acadêmico, para que as informações levadas ao público sejam de confiança e qualidade. Além disso, os encontros quinzenais contam com a presença de convidados externos e internos, para que compartilhem da sua sabedoria sobre determinado tema com os participantes da liga acadêmica.  
 
Contato: 
E-mail: latoxunivali@gmail.com
Instagram: @latox.univali













Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Orientadores/Coordenadores: João Leandro Chaguri e Karina Pavão Patrício
Presidente: Brunno Vivone Buquete Paiva
Diretoria: Julia Vicente Marciano
                 Dayane Neres Pereira
                 Gabriela Brandão
                 Pedro Henrique Dalmolin de Vasconcelos Affonso
                 Raphael César Cossolino
                 Gabryel Lucas Cossolino
                 Natália Calixto Miranda Santos

A Liga de Toxicologia de Botucatu – LITOX foi fundada em 1979 e, desde então, apresenta uma relação próxima ao Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) de Botucatu, referência em análise de amostras, orientação em Toxicologia e atendimentos a pacientes com suspeita de intoxicação. Nesse sentido, a LITOX desenvolve, principalmente, atividades relacionadas à identificação do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo CEATOX, bem como atividades de seguimento desses pacientes sob supervisão do seu corpo docente. A LITOX, portanto, enfatiza o levantamento de informações e sua divulgação ao público leigo de Botucatu e região em vista de prevenir contra as intoxicações, acidentais ou não, mais prevalentes. Entre seus feitos, estão: participação dos ligantes nos atendimentos ambulatoriais, realização de levantamento sobre a prevalência de intoxicações por medicamentos na faixa etária até 14 anos, divulgação de uma série de postagens sobre drogas psicotrópicas e de áudio veiculado em rádio local sobre a importância do CEATOX.

Contato: 
E-mail: litoxbotucatu@gmail.com
Instagram: @litoxbotucatu












Instituição: Universidade Federal Fluminense
Orientadores/Coordenadores: José Paravidino de Macedo, Ana Cláudia Lopes de Moraes Soares, Eliani Spinelli e Enrico Mendes Saggioro
Presidente: Caroline Netto Bellot
Diretoria: Aurílio Sergio Araújo Viana
                Graziella Beatriz Marques Tavares
                Gustavo Gomes Rodrigues
                Jully Miyoshi Takahashi
                Mariana Ranucci da Cunha

A LiTox foi criada em 2018 a partir da demanda dos próprios discentes da UFF, com o intuito de complementar a grade curricular dos alunos dos cursos da área da saúde, segundo o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Nosso programa é composto por aulas teóricas relacionadas à toxicologia clínica, visita ao Instituto Vital Brazil, atividades de prevenção voltados à população, e, principalmente, estágio no Centro de Controle de Intoxicações do Estado do Rio de Janeiro (CCIn).

Contato: 
E-mail: litoxuff@gmail.com
Instagram: @litox.uff
Facebook: Liga de Toxicologia – Universidade Federal Fluminense














Instituição: Universidade    José    do    Rosário    Vellano (UNIFENAS)    
Orientadora/Coordenadora: Alessandra Cristina Pupin Silvério
Presidente: Natália Vasconcelos Carvalho
Diretoria: Eduarda Pereira da Silva
                 Ana Carolina Henrique
                 Brenda Gersanti Borba
                 Jamile Martins Xavier
                 Isabela Cristina Mendes dos Santos

A LTox, liga vinculada à UNIFENAS, está presente na cidade de Alfenas-MG e também atua em cidades vizinhas. A LTox conta com acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Biomedicina. A região do sul de MG, região atuante da liga, consiste em uma área de produção agrícola, dessa forma, a liga atua nessas regiões em que há predomínio de produtores rurais que, assim como seus familiares, necessitam de informações em relação ao uso racional de defensivos agrícolas. Além de levar informação, a LTox também é responsável pela Avaliação da Atenção Primária à Saúde do Trabalhador Rural. A LTox conta com projetos de pesquisa, extensão e ensino. Sendo seu principal projeto de extensão, que hoje atua independente, o Projeto Plantando e Colhendo Saúde, que no ano de 2020 recebeu o Troféu Prata na categoria responsabilidade social no PNGE.

Contato: 
Instagram: @ligadetoxicologia














Instituição: Universidade Nove de Julho - Guarulhos
Orientador/Coordenador: Wilson Alves Ferreira Júnior
Presidente: Ana Paula Carneiro Ferreira
Diretoria: Wender Campana dos Reis
                 Suellen Rodrigues Santos Ichitani
                 Gabriella Versiani Mendes
                 Ana Raquel Alves Calixto

A liga é recém-formada, atualmente está trabalhando para desenvolver atividades. 

Contato: 
E-mail: ligaacademicadetoxicologiagru@gmail.com
Instagram: @latoxicmedgru















Instituição: Universidade    Federal    do    Vale    do    São     Francisco (UNIVASF-PE)
Orientador/Coordenador: Roberto    Jefferson    Bezerra    do Nascimento
Presidente: Denise de Souza Ferreira
Diretoria: Monique de Lima Libório
                 Daniel Lopes Cruz    
                 Bruna Ribeiro Leão Antunes de Queiroz    
                 Vanessa da Silva Oliveira    
                 Raquel Lacerda de Moura    
                 Adrianny Thaís Guirra    
                 Dimarães Araújo Júnior    
                 Suzana Silvia de Moura Alves    
                 Jennifer Milene Gomes França

A Liga Acadêmica de Toxicologia LATOX-UNIVASF surgiu com a proposta de fundação em janeiro de 2020, iniciando os trabalhos para sua oficialização em março. Com o cenário pandêmico instalado, a liga teve que se adaptar às situações, construindo todo o arcabouço que envolve o ensino, pesquisa e extensão de forma remota, o que permitiu seu crescimento e possibilitou um maior alcance de informações e propostas de conteúdos virtuais para a população. Atualmente a liga tem como atuação em todas as subáreas com ênfase em Toxicologia Clínica, Toxicologia de Medicamentos, Toxicologia Forense e Toxicologia Ambiental e os trabalhos desenvolvidos são ações virtuais de produção de conteúdos teóricos em formato de posts, vídeos, participação e colaboração em eventos e produção de artigos científicos bem como o desenvolvimento da proposta referente a construção do futuro Ceatox vinculado ao Hospital Universitário da UNIVASF-PE.

Contato: 
E-mail: latoxvasf@gmail.com
Instagram: @latox.univasf

Liga Acadêmica de Toxicologia da UFG (LATox)

Liga Acadêmica de Toxicologia Clínica (LATOX-UNISANTOS)

Liga Acadêmica de Toxicologia (LATOX – UNIVALI)

Liga de Toxicologia de Botucatu (LITOX)

Liga de Toxicologia (LiTox-UFF)

Liga de Toxicologia   (LTox - UNIFENAS)

Liga Acadêmica de Toxicologia (UNINOVE)

Liga Acadêmica de Toxicologia do Vale do São Francisco (LATOX-UNIVASF)

1/6

Sociedade Brasileira de

Toxicologia

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • Membros

A SBTOX é filiada à

 

Mostrar Mais

 

2021 © Todos os direitos reservados à Sociedade Brasileira de Toxicologia

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE TOXICOLOGIA – SBTox. Av. Prof. Lineu Prestes, 580 Bloco 13B – CEP. 05508-000 – São Paulo – SP

Telefax: (+5511) 3031 1857